Propositalmente Explícita

O dia da criação nº 2

As cenas são de uma vulgaridade propositalmente explícta. A primeira mais que a segunda. O nome: O Dia da Criação. Óbvio que pretende uma afronta. Remete assim uma peculiaridade que apenas a um deus seria capaz: a inexistência do prévio, dos conceitos prontos,  das identidade feitas. Quando coloca o pensamento nesse sentido o autor se pergunta: Não seriam (ou não poderíam ser) esses seres – simplesmente – assim? Por que não?!

A depravação da cena encanta – à muitos enoja e provoca outras mais sensações. Mas nem o encantamento, nem o resto, sigmnificam mais que a falta de proximidade que temos com o corpo. Melhor. Melhor: O excesso de distância que temos dele. O excêsso de distância que criamos dia a dia com nosso espelho. Não será o espelho um deus? Que, desprovido de desejos, deixou ao seu reflexo a função de julgar? Esse deus não carrega seus preceitos quando nos olha, não se pretende juiz quando nos revela a identidade. De prévio a ele existe somente a imagem.

Pietá - Pedro Nossol

Pietá - Pedro Nossol

Essas duas figuras: A Pietá e o Dia da Criação – são como  imagens de um espelho. Um espelho que há muitos anos não consultávamos. Talvez logo após termos nascido para o mundo. Qualquer um de nós que seja. Escondeumo-nos dele. Vinte, trinta, quarenta anos. Apenas quando voltamos a olhar  percebemos nossa metamorfose: O pudor que criamos, o medo que adquirimos, decepção que ganhamos por não poder mais enchergar o ser que éramos (ou que acreditávamos ser). Esse espelho cospe o que nos é mais íntimo. Nele vaga uma imagem: propositalmente explícita, de nosso próprio corpo nu.

Anúncios

Sobre Willy Barp

https://penanegra.wordpress.com Ver todos os artigos de Willy Barp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: